>
Informações Gerais

O Labfoto é um órgão acadêmico destinado a assegurar as condições técnicas necessárias para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Tem por principal propósito auxiliar na formação qualificada de profissionais, sejam estes jornalistas, produtores culturais ou pesquisadores, que busquem compreender, por meio da fotografia, aspectos da comunicação e da cultura contemporâneas.

O LabFoto atende principalmente às demandas de apoio a prática fotográfica advindas das disciplinas obrigatórias e optativas da Faculdade de Comunicação. Atualmente, cerca de 6 disciplinas das habilitações em Jornalismo e Produção Cultural incluem a fotografia nas suas atividades regulares. Comunicação Audiovisual, Iniciação à Fotografia, Oficina de Fotografia, Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação e as Oficinas de Jornalismo, entre outras, produzem publicações para as mídias impressa e digital com o apoio do LabFoto.

O acesso aos equipamentos

A utilização do Labfoto, seus espaços e equipamentos, se dá sem nenhuma discriminação, observada a afinidade temática entre o Labfoto e a atividade proposta, dentro de suas possibilidades técnicas e materiais.

A utilização das instalações e equipamentos do Labfoto para atividades acadêmicas deve ser solicitada, por meio de formulário on-line, pelo professor da disciplina, com antecedência de pelo menos 48 horas. Os empréstimos dos equipamentos são efetuados apenas pela manhã e devem ser devolvidos no mesmo dia, até às 16:30h, salvo em situações excepcionais, previamente aprovadas pelo Conselho Técnico-Acadêmico.

De acordo com as Normas Gerais do LabFoto, os usuários são responsáveis pela conservação das instalações e dos equipamentos utilizados. A má utilização será punida por advertência, suspensão do acesso ao Labfoto e o ressarcimento dos prejuízos.

As solicitações podem ser efetuadas por meio do Formulário para solicitação de equipamentos fotográficos >>

Monitoria

Os monitores têm por principais atividades oferecer suporte técnico aos alunos, em trabalhos de campo e laboratoriais, e auxiliar na gestão e manutenção do LabFoto. A seleção para as vagas no quadro de monitores ocorrem semestralmente, podendo concorrer qualquer aluno da Faculdade de Comunicação que tenha obtido média superior a 8,0 no módulo de Fotografia da disciplina Oficina de Comunicação Audiovisual. Após um período de seis meses em treinamento, os monitores iniciam um plano de formação fotográfica de dois anos. Ao longo deste período, participam da organização de cursos, conferências, exposições e saídas fotográficas promovidas pelo LabFoto.

Download do Plano de Atividades dos Monitores >>

Prestação de Serviços

O Labfoto presta serviços complementares externos remunerados, como assessorias, cursos e realização de fotos (externa/estúdio) para pessoas físicas e jurídicas, respeitando-se as prioridades das atividades acadêmicas e sempre de acordo com as normas regimentais da instituição. Informações e orçamentos podem ser obtidos pelo e-mail labfoto@ufba.br ou pela página do Formulário para solicitação de serviços fotográficos.

Horário de Funcionamento

Turno matutino: segunda a sexta-feira, das 8 às 12h.
Turno vespertino: segunda a sexta-feira, das 13 às 17h.
Retirada de equipamentos: 8h às 12h
Devolução dos Equipamentos: até às 16:30h