>
Labfoto e o seu Programa de Formação em Fotografia

card-labfoto-01_facebook

O Labfoto é o Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Labfoto-Facom/UFBA). Sua função é dar suporte técnico e disponibilizar equipamentos fotográficos, estúdio e programas de edição e tratamento de imagem para estudantes matriculados, na FACOM, nas disciplinas ligadas à fotografia (COM347 – Temas Especiais em Fotojornalismo; COM329 – Iniciação à Fotografia; COM330 – Oficina de Fotografia; e COM112 – Oficina de Comunicação Audiovisual).

Contudo, o Labfoto não se limita apenas a ser um instância de suporte técnico às disciplinas.

O Labfoto desenvolve um Programa de Formação em Fotografia para estudantes que tenham interesse nos estudos, na pesquisa e nas práticas fotográficas. O objetivo do Programa é formar fotógrafos e fotógrafas com habilidades técnicas e de linguagem para atuarem tanto na criação de projetos fotográficos autorais, quanto realizarem coberturas fotojornalísticas e de eventos científicos e culturais.

O Programa de Formação tem duração de 2 anos e o ingresso do estudante se dá por meio de processo seletivo. Os requisitos básicos para participar da seleção são: estar matriculado em algum curso de graduação da UFBA e apresentar portfólio fotográfico. A entrevista é a última etapa do processo seletivo.

Ao ser habilitado para o Programa, os estudantes seguem um fluxo de aprendizagens que está fundamentado em quatro  instâncias que se complementam: (1) a Escola de Fotografia; (2) a Agência de Fotografia; (3) o Núcleo de Fotografia e Comunidades – NUFOCO; e (4) a Pesquisa em fotografia. 

A Escola de Fotografia é o primeiro passo no Programa de Formação. Esta etapa envolve todo o processo de ensino e aprendizagem das técnicas, da linguagem, da estética e das políticas fotográficas. As aulas são semanais, nas segundas e quartas, das 14 às 18h. O corpo docente é constituído por professores da Facom/UFBA e fotógrafos e fotógrafas profissionais que foram formados no Programa de Formação do Labfoto.

Após a etapa de aprendizagens na Escola de fotografia, o(a) fotógrafo(a) passa a integrar a Agência de Fotografia do Labfoto. A agência realiza coberturas fotográficas de:

    • Eventos da UFBA: congressos, simpósios, palestras, encontros, jornadas científicas e/ou debates realizados pelos institutos e unidades universitárias;

    • Pautas fotojornalísticas de produtos da Facom: Jornal da Facom, Revista Fraude, Impressão digital 126, Revista Lupa, etc;

    • UFBA Card: Produção de retratos de estudantes, professores e técnico- administrativos da UFBA para confecção do UFBA Card;

    • Fotografia Institucional da UFBA: produção fotográfica do campus, laboratórios, salas de aulas e centros de convivência da UFBA para produção de anuário impresso;

    • Eventos de comunidades externas: Solicitação de Associação de moradores, Ong’s, Escolas públicas e etc.  Os eventos devem ter cunho estritamente cultural e/ou educativo.

A formação na Escola e na Agência de fotografia são importantes instrumentos de capacitação para que o Labfoto possa realizar diversas atividades de extensão universitária, no campo da Fotografia. Esse papel cabe ao Núcleo de Fotografia e Comunidades – NUFOCO.

O NUFOCO tem o objetivo de fomentar o ensino e a discussão da fotografia em espaços para além da Universidade tais como escolas públicas e comunidades de Salvador. Todas as atividades do NUFOCO são conduzidas pelos estudantes do Programa de Formação. O NUFOCO atua em duas áreas interesse:

  1. A organização de práticas educativas – Oficinas de fotografia em escolas públicas e comunidades;
  2. A realização de eventos acadêmicos e artísticos no campo da fotografia – São eles: Semana de Fotografia; Diálogos Fotográficos; Com a Palavra, o Fotógrafo; Olhos da Rua e Boneca Sai da Caixa.

Neste semestre, 2019.2, o NUFOCO realiza uma oficina de Criação de Projetos Fotográficos autorais para alunos e alunas do CJCC, no Colégio Central, em Salvador. As atividades com o CJCC começaram em agosto e serão finalizadas em 3 de dezembro, com a realização de uma exposição fotográfica dos projetos finais dos estudantes, na Galeria “Casa de Castro Alves”, no Centro Histórico.

A quarta linha do Programa de Formação é participação no Grupo de PesquisaFotografia e Periferia”. O grupo tem por objetivo identificar e analisar as diversas práticas fotográficas e usos da fotografia no contexto das periferias da cidade de Salvador e Regiões Metropolitanas. O interesse do projeto é compreender como os usos, as práticas, ações, publicações jornalísticas, conteúdos e/ou circulação da fotografia com essas temáticas potencializam e tensionam experiências éticas, estéticas e políticas nestes territórios.

O Grupo de Pesquisa pretende ainda contribuir para os estudos da imagem fotográfica que serão base para as pesquisas  na Graduação e na Pós-Graduação, além de fomentar a produção de artigos científicos.

NÍVEIS de Formação

O Programa de Formação tem duração de 2 anos. A continuidade no Programa segue um fluxo semestral que será finalizado em 4 níveis sucessivamente: N1, N2, N3, N4.

 Ao final de cada semestre, a(o) fotógrafa(o) deve apresentar um projeto autoral para avançar de nível.

  • Nível 1 (N1): produção de fotorreportagem;

  • Nível 2 (N2): produção de ensaio em estúdio;

  • Nível 3 (N3): produção de um ensaio documental;
  • Nível 4 (N4): produção de um projeto experimental e início da orientação de  Trabalho de Conclusão de Curso para aqueles que são estudantes da Facom.

Juntamente com a avaliação do seu projeto autoral, o(a) monitor(a) deve apresentar, também, um relatório ao final do semestre letivo com sua produção de pautas e frequência em eventos, palestras, exposições e leituras ligadas à fotografia.

EQUIPE

A equipe do Labfoto é constituída por:

  • Coordenação geral: Prof. Rodrigo Rossoni
  • Estagiária e editora: Luísa Calmon
  • Design e identidade visual: Isabela Bugmann
  • Gestão de mídias sociais: Elaine Soares
  • Pauta Fotojornalismo: Eloá Silva
  • Funcionária técnica-administrativa: Mara Mércia
  • Equipe de Fotógrafo(a)s: Dudu Assunção (N4), Luísa Calmon (N3), Dan Figliuolo (N3), Benedito Cirilo (N2), Walter Mauro (N2), Bianca Dória (N2), Eloá Silva (N2), Isabela Bugmann (N2), Gabriela Nogueira (N1), Raquel Franco(N1), Thaís Chaves (N1), Fernanda Santos (N1), Elaine Soares (N1), Jamil Godinho (N1), Victor Hugo (N1), Leandro Costa (N1)  (clique aqui)

Deixe um comentário

Comentários