>
Labfoto divulga a Programação Completa da Semana de Fotografia

stories_programação_semanadefotografia

Outubro é o Mês da Fotografia na Facom/UFBA

Labfoto realiza de 22 a 26 de outubro a Semana de Fotografia na Faculdade de Comunicação da UFBA. No total, serão mais de 30 horas de discussões sobre a produção e a pesquisa em fotografia no Brasil.

 Uma semana inteira dedicada à fotografia. Assim será a Semana de Fotografia que o Labfoto realiza de 22 a 26 de outubro na Faculdade de Comunicação da UFBA, em Ondina. Palestras, debates, oficinas, exposições, leituras de portfólio e varal fotográfico vão fomentar a discussão em torno da produção e da pesquisa em Fotografia no Brasil. Serão mais de 30 horas de atividades fotográficas totalmente gratuitas para os amantes da fotografia.

A Semana de Fotografia é um evento acadêmico que trará também a experiência e o pensamento de fotógrafos e artistas visuais brasileiros em uma programação diversa. As palestras vão abordar temas relacionados à gestão de carreira, à fotografia comercial de moda, de família e de publicidade, às discussões sobre a Fotografia e Educação, ao Fotojornalismo, ao Ativismo fotográfico e à Fotografia de cinema. O coordenador do Labfoto, professor Rodrigo Rossoni, explica que “a ideia é fazer um evento que aborde a multiplicidade do fenômenos fotográficos, uma das marcas da fotografia na atualidade. Uma Semana para alunos, professores e profissionais da área”.

A abertura da Semana de Fotografia acontece no dia 22, segunda-feira, a partir das 18h com a inauguração do Varal Fotográfico, composto por fotografias enviadas pelo público. A palestra de abertura, que acontece às 19h, terá como tema “ A Fotografia na era de sua autonomia midiática” ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade de São Paulo – ECA/USP, Wagner Souza e Silva.

As atividades noturnas serão compostas por palestras e acontecem de segunda à sexta, sempre das 19h às 21h30. Às tardes, a programação, que começa na terça e vai até a sexta, das 14 às 17h, é mais ampla. Além de palestras, haverá debates, oficinas e leitura de portfólios.

Entre os nomes confirmados, além de Wagner Sousa e Silva (USP), estão os pesquisadores José Afonso da Silva Jr (UFPE), Fábio Gatti (EBA-UFBA), Lívia Aquino (Unicamp e FAAP), José Francisco Serafim (UFBA), (Rodrigo Rossoni, UFBA); Os artistas visuais Pedro David, Ayrson Heráclito (UFRB), Paulo Coqueiro; As fotógrafas Bárbara Wagner, Juh Almeida, Adeloyá Magnoni, Mavi Morais, Rosa Bunchaft, Marina Silva, Cella Figueiredo, Fabíola Freire, Lorena Vinturini, Tayse Argolo; e os fotógrafos Raul Spinassé, Edgar Azevedo, Rodrigo Wanderley e Dodô Villar completam a lista de convidados.

A Semana conta ainda com uma edição especial do “Olhos da Rua – Semana de Fotografia” com Tema Livre. Os ensaios podem ser enviados por fotógrafos e fotógrafas de todo país até dia 12/10.

Toda a programação está disponível no site www.labfoto.ufba.br, Facebook e Instagram.com/labfoto.ufba

A Semana de Fotografia é uma realização do Labfoto-Facom/UFBA, com apoio da UFBA, Pró-Reitoria de Extensão, Faculdade de Comunicação, Objetiva-Fotografia Digital e Restaurante Cuco Bistrô (Pelourinho).

 

 

Deixe um comentário

Comentários