>
Tudo ao mesmo tempo, agora
  • Outra Era de Aquário
    Outra Era de Aquário
  • Neo-marxismo
    Neo-marxismo
  • "Gente Jovem Reunida"
    "Gente Jovem Reunida"
  • Revolução Sexual
    Revolução Sexual
  • Só no Centro do Mundo
    Só no Centro do Mundo
  • Ciberativismo
    Ciberativismo

Tudo ao mesmo tempo, agora

A van-guar-da s.f. 1. Frente, dianteira; 2. Militar: Elemento que precede uma força terrestre ou naval para garantir-lhe segurança; 3 Fig.: O que precede sua época por suas audácias: idéias de vanguarda.

Há em toda época uma gaveta cheia de mofo, uma ordem natural das coisas clamando por transformação. Então, vão à luta os que se acomodaram ante a vista da janela, enquadrada e trivial, e o que já alcançam com o olhar um horizonte distante. Fato é que – passado o tempo, dado o armistício – o mato já não cresce alto na clareira que um pensamento avant-gard abriu.

Nas décadas de 60 e 70, os jovens protagonizaram a derrocada de valores ultrapassados que a eles eram incômodos – aqui está o primeiro grande desta ‘revolução’: a juventude tendo voz. Por todo o mundo, ouviram-se gritos contra uma sociedade de consumo voraz e de segregação, contra o sub-julgamento do sexo feminino, a destruição feroz do meio ambiente, criticando a reprodução em série de padrões e comportamentos, propondo o ideal de uma Nova Era onde o querer de um indivíduo passa a ser importante, mas não se sobrepõe ao bem do todo.

Toda essa filosofia impregnou as gerações seguintes e enxergamos nesta que agora está aí uma consonância nos anseios, nas urgências, nas predileções,
na música, na moda, no querer tudo ao mesmo tempo agora.

Quanto você se reconhece nisto?

raisa_andrade_29112010_01

Maíra Guimarães

maira_guimaraes_29112010_03

Raisa Andrade

Comentários