>
A Paciência Representada
  • A anatomia da paciência
    A anatomia da paciência
  • O segredo da natureza é a paciência
    O segredo da natureza é a paciência
  • Mais alguns minutos de paciência que tudo anda
    Mais alguns minutos de paciência que tudo anda
  • Paciência inteligente contrapõe-se à espera passiva!
    Paciência inteligente contrapõe-se à espera passiva!
  • Saber esperar é sinônimo de saber viver!
    Saber esperar é sinônimo de saber viver!
  • A vida é feita de espera; tudo tem o seu tempo
    A vida é feita de espera; tudo tem o seu tempo

A Paciência Representada

Todos vivemos muito apressados, pressionados por compromissos e horários, numa louca e absurda carreira que chega a comprometer nossa saúde física e psicológica. Ao fazer tudo com pressa, desesperadamente, a qualidade do que se realiza fica muito comprometida; a correria leva ao automatismo, à desatenção, ao desprezo pelos detalhes que mereceriam um olhar mais detido, mais cuidadoso.

Ter paciência não é passividade, não é omissão, mas autocontrole. Saber dar tempo ao tempo é sabedoria de poucos e a paciência é irmã gêmea da sabedoria, é a própria sabedoria no tempo. A paciência nos proporciona paz de espírito: quando a cultivamos, nosso estado interior se assemelha a um lago tranqüilo longe do turbilhão da vida. O dia-a-dia nos exige paciência a todo instante, por isso ela se faz como um exercício diário para quem deseja uma boa qualidade de vida.

Sem paciência, o homem não têm capacidade de analisar, cismar, questionar, pensar e decidir com sabedoria. Sabedoria sem paciência é tão ilusória quanto será sempre vil a paciência sem sabedoria. Ser paciente significa adiantar-se ao tempo; lutar pelo que se quer enquanto se espera; ser inteligente e seguir as lições da Natureza com suas estações e seus amanheceres.

marlon_ribeiro_05
Filipe Menezes

filipe_menezes_05
Marlon Ribeiro

Comentários