>
Fé: objetos, palavras, pessoas
  • “Pai nosso que estais no céu: Santificado seja o vosso nome.”
    “Pai nosso que estais no céu: Santificado seja o vosso nome.”
  • “A força mais potente do universo? A fé.”
    “A força mais potente do universo? A fé.”
  • "Essencial é para a fé não ver e crer no que não se vê."
    "Essencial é para a fé não ver e crer no que não se vê."
  • Louvor
    Louvor
  • Panelas, vasos e proteção.
    Panelas, vasos e proteção.
  • Protegido pelos Orixás
    Protegido pelos Orixás

Fé: objetos, palavras, pessoas

Ensaio fotográfico realizado para demonstrar algumas das variadas expressões da fé. Para crer não é necessário possuir uma relação com alguma Religião, mas o trivial é que exista uma ligação com alguma agremiação religiosa. Todas as religiões, mesmo com seus diferentes messias, formas de culto, de expressão, se encontram em um ponto: a fé que seus seguidores carregam.

A abordagem deste ensaio prioriza os elementos característicos de três religiões:

Católica – A fé católica engloba um grande número de fiéis no Brasil. É monoteísta, mas existem diversos santos padroeiros. Entre seus objetos de culto mais conhecidos estão, o crucifixo, imagens sagradas, terços, entre outros.

Evangélica: A fé evangélica encontra nos ensinamentos de Jesus Cristo e na Bíblia, o livro sagrado, a base da religião. No Brasil, apresentou, nas últimas duas décadas, um crescimento muito grande no número de fiéis.

Religião de Matriz Africana: Vinda com os escravos trazidos ao Brasil, a fé afro-brasileira na Bahia, principalmente em Salvador, está entranhada na sociedade.

A diversidade de cultos, religiões e manifestações similares nas quais a fé está presente é inegável. Porém, para esse ensaio foram escolhidos momentos que obedeciam a dois critérios: primeiro que fossem manifestações que representassem uma parcela considerável da população; o outro critério diz respeito à presença de elementos distintivos que fossem reconhecíveis através das fotografias.

Gabriela Vasconcellos

Rafael Freire

2008.2

Comentários