>
As mulheres de Chico Buarque
  • ''Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz''
    ''Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz''
  • ''Olhos nos olhos, quero ver o que você diz''
    ''Olhos nos olhos, quero ver o que você diz''
  • ''Só Carolina não viu''
    ''Só Carolina não viu''
  • Cotidiano
    Cotidiano
  • ''Tire seus olhos do mar, venha ver o sorriso que eu tenho para lhe dar''
    ''Tire seus olhos do mar, venha ver o sorriso que eu tenho para lhe dar''
  • De Angola
    De Angola

As mulheres de Chico Buarque

São elas: Carolina, Angélica, as de Atenas, Geni, Sílvia, Luísa, Joana, Rita. Inúmeras. Algumas não têm nome, mas mulheres é o que não falta para as músicas desse cantor e compositor. Cada uma delas se assemelha a uma mulher na vida real, talvez em toda ela sua essência, mas também podendo haver certa mistura delas. Neste ensaio as mulheres de Chico Buarque são várias e também é uma só, justamente para representar as inúmeras mulheres que cada mulher pode ser, sempre, ou em fases das suas vidas.

Chico Buarque é considerado por muitos o único homem que realmente entendeu as mulheres. Suas músicas, muitas com o eu – lírico feminino, retratam com profundidade os mais diversos sentimentos das mais diversas mulheres. Para ilustrar um pouco da complexidade da mulher (já que seria impossível mostrá-la toda), Chico tem em suas músicas figuras femininas marcantes. Cada uma tem um traço marcante, uma sensibilidade, uma forca, um magnetismo que resumem bem a figura da mulher, o que é ser mulher.

O objetivo dessas obras é trazer à luz a imagem dessas mulheres que estiveram, até então, presas nas letras das músicas e na imaginação das pessoas. As fotos trazem situações que em muito se assemelham, no mínimo, às sensações que, em especial as mulheres, têm ao ouvir Chico Buarque.

Aproveite para tentar adivinhar quem será cada uma delas nas fotos. E para ver quem é a sua própria mulher de Chico.

Carol d’Avila

Érica Alves

2008.2

Comentários