>
Preto no Branco
  • Salvador branco amor
    Salvador branco amor
  • Jesus Olhos Azuis
    Jesus Olhos Azuis
  • Menina Mulher da Pele Branca
    Menina Mulher da Pele Branca
  • Zumbi dos Palmeiras
    Zumbi dos Palmeiras

Preto no Branco

Quando se pensa em Salvador, os aspectos mais marcantes aos quais nos remetemos em relação à sua cultura advêm da parcela majoritária da sua população: a negra. Vários artistas e intelectuais já retrataram essa realidade e suas características. Está nas pinturas de Carybé, nos livros de Jorge Amado; nas fotografias de Pierre Verger e, mais recentemente, Sérgio Guerra, enfim…

Queremos aqui, de forma irônica e inusitada, engendrar um trabalho de equivalência intencional à desses artistas. Entretanto, essa (re) afirmação da raça negra, da cor preta, do pigmento mesmo em si, se dará projetada no que há de mais avesso ou contrário a ele, ao seu antônimo: o branco. O branco nos papéis, nas atitudes, nas coisas, no mundo preto, na história e na cultura black.

“A versão branca da cidade negra” era a proposta básica do ensaio. Para tanto, a seqüência de sugestões visuais e paródias levantadas na gênese da idéia-chave do tema nos permitiu abrir outras portas e chegar a novas fantasias que, enfim, aqui estão postas: “Fotografias de humor, Amor, cor, música e outras besteiras; de crítica social, cultural, mas no final, uma brincadeira”.

eduardo-100-x-70.jpg

Eduardo Ross

joao_100-x-70.jpg

João Gabriel Galdea

2007.1

Comentários