>
Antinomia
  • Carrão, Roupa de griffe, mas sem Crédito
    Carrão, Roupa de griffe, mas sem Crédito
  • O Caveirão é Massa... Massa...
    O Caveirão é Massa... Massa...
  • e ainda quer emagrecer!
    e ainda quer emagrecer!
  • Ideologia... quero uma pra viver.
    Ideologia... quero uma pra viver.
  • viva a sociedade alternativa
    viva a sociedade alternativa
  • o cravo e a rosa
    o cravo e a rosa

Antinomia

Alguém sabe dizer o que é “antinomia”? Viemos descobrir depois que terminamos este trabalho, considerando que fizemos um trabalho sobre o mesmo, que é uma contradição que só venhamos a descobrir agora o significado. Pois é justamente quanto a contradição que fizemos nosso trabalho. Mas… contradizer nosso trabalho seria não fazê-lo, pressupondo que no conceito, o trabalho deve ser feito, mas se é contradito, não deveríamos tê-lo feito…

Perdemos as contas de quantas vezes vemos uma pessoa vestida com uma blusa de Che Guevara e ao mesmo tempo abusam de uma vida capitalista. Quantas pessoas gastam horas do seu dia fazendo exercícios físicos, mas estão sempre fazendo uma boquinha. O que dizer de uma pessoa que se diz roqueira e curte uns cd’s de pagode de vez em quando!?! E a patricinha que adora se mostrar superior com um celular super chique, mas nem tem crédito! Você provavelmente já viu alguma dessas situações…

Mas sim, o que é mesmo “antinomia”?

De uma forma geral, antinomia designa um conflito entre duas idéias, proposições, atitudes, etc.. Fala-se, por exemplo, de antinomia entre fé e razão, entre amor e dever, entre moral e política. Num sentido mais restrito, antinomia designa um conflito entre duas leis. Ou seja, é uma contradição.

Danielle Rotholi

Danielle Rotholi

Flora Cássia

Flora Cássia

2007.2

Comentários