>
Coisas do Bonfim

Coisas do Bonfim

COISAS DO BONFIM

Tão bela como ela é a força dos fiéis. É na Sagrada Colina que está localizada a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, ou apenas, a Igreja do Bonfim. Um dos pontos mais conhecidos e visitados de Salvador, é onde pessoas se encontram todos os dias por diversos motivos, desde admiração a questões de sobrevivência. Pedintes, políticos, turistas, vendedores, lojistas, baianas, deficientes… É uma mistura de etnias, interesses, problemas e classes sociais que compõem o cenário ao redor da Igreja.

Muitos idosos se deslocam todos os dias para aquelas escadarias para pedir ajuda. Na verdade, a esmola é a única renda dessas pessoas. O mesmo ocorre com os vendedores de fitinhas do Bonfim, homens e mulheres que alimentam seus filhos com os poucos trocados que conseguem diariamente. Acostumados com câmeras fotográficas de turistas que vêm de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco ou tanto outros países, eles não têm vergonha de mostrar um sorriso, de fazerem piadas, de brincarem, apesar das dificuldades.

São imagens humanas que ficam guardadas na lembrança de quem olha de frente para essas pessoas. Também há as imagens artesanais vendidas nas lojas, camisas personalizadas, cartões postais, cruzes e orixás. Todos esses fatores se juntam para dar a singularidade e beleza à Sagrada Colina. Fotografar o cotidiano da localidade não é fotografar a mesma coisa todos os dias. É descobrir olhares, gestos, velas escondidas , histórias de vida. É tentar descobrir as coisas do Bonfim.

Adriana Selma

Josenilton Freire

2006.2

Comentários