>
Republica democrática de Itapuã
  • Sem Título
    Sem Título
  • Sem Título
    Sem Título
  • Sem Título
    Sem Título
  • Sem Título
    Sem Título

Republica democrática de Itapuã

Itapuã é folcloricamente colocado como um lugar de praias lindas, coqueiros e bucolismo, tendo como seus maiores cartões postais o farol de Itapuã, a lagoa do Abaeté e a sereia. No entanto ele tem muito mais que isso.

Itapuã de verdade não são esses conceitos e sim a sua gente, pessoas que, desde a sereia até stella maris, povoa esse lugar com tradição e modos de vida próprios.

A essência desse povo se concentra e condensa em lugares chave: a rua da (antiga) feira, nas suas muitas baianas, no porto dos pescadores, nos grupos de dominó e nos lugares de culto seja ele cristão, rastafari ou do candomblé. São nesses lugares que seu espírito comunitário e único se manifesta, mostrando a convivência entre essas pessoas que, muitas vezes, vivem em Itapuã há mais de cinqüenta anos.

Há ainda outros fatos sobre esse maravilhoso lugar: o Malê di Balê lembrando que aqui havia um quilombo, a cimentação da lagoa e a beleza das dunas, mas acho que os apresentados são os que melhor sintetizam o lugar. Termino dizendo que tudo isso é fruto do meu imenso amor pelo lugar ande nasci e cresci. Te Amo Itapuã, a real.

João Senna

2005.2

Comentários