>
Curso de Iluminação Criativa com Flash Dedicado TTL

Foto: Rodrigo Wanderley © 2013

Fotografia, pela etimologia da palavra, significa escrever com luz. Porém, nem tudo é tão simples quando se trata de fotografar à noite ou dentro de um ambiente fechado com pouca luz. E foi para solucionar esse problema que surgiu o flash: equipamento portátil que promove uma descarga de energia elétrica no momento do disparo da câmera.

O curso de Iluminação Criativa com Flash Dedicado TTL, destinado àqueles que já possuem conhecimentos básicos de fotografia, abordará os principais controles do flash dedicado, focando no modo TTL, e suas diversas possibilidades para a obtenção de imagens diferenciadas e criativas. A tecnologia TTL – Through The Lens (através da lente) permite uma interação instantânea entre máquina e flash dando total controle de luz ao fotógrafo de maneira rápida e precisa. O uso criativo do flash dedicado, que já é uma prática comum no registro de eventos sociais, vem ganhando cada vez adeptos entre os praticantes do fotojornalismo, da fotografia de moda e até mesmo entre os que desenvolvem projetos autorais.

Formado em Jornalismo pela UFBA, Rodrigo Wanderley vive fotografia; seja fotografando, ensinando ou realizando projetos autorais e coletivos. Como instrutor de oficinas, leciona no Labfoto/Facom, Coesão Espaço Cultural e por conta própria pelo interior da Bahia. Em 2011 foi coprodutor do Projeto Olhos da Rua, realizado pelo Labfoto e Casa da Photografia. Foi coautor da exposição Laje, exibida no Ciranda Café e Artes (Salvador) e no Festival Mundo 2011 (João pessoa/PB). Em 2012, foi selecionado para a XI Bienal do Recôncavo e teve seu projeto fotográfico Retratos Imaginados premiado no encontro Nacional de Comunicação (INTERCOM) em Fortaleza e foi coprodutor da exposição de Iêda Marques no TCA. Em 2013 foi selecionado para o Circuito das Artes e para os Salões Regionais de Arte da Funceb. Atualmente toca o projeto Varal Itinerante promovendo mostras colaborativas de arte pelas ruas e faz parte do Grupo de Pesquisa em Fotografia Contemporânea (GRIP) na FACOM/UFBA. Para conhecer mais do trabalho de Rodrigo, acesse:  www.rodrigowanderley.com

 

 

Deixe um comentário

Comentários