>
Foto em Cena Natureza

O Panorama Fotográfico, Foto em Cena e o Labfoto/FACOM-UFBA promovem em Salvador o lançamento do documentário Foto em Cena Natureza, com acesso gratuito aos que realizarem inscrição previamente. O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Comunicação no próximo dia 9 de março. A temática natureza, abordada no documentário, está em sintonia com o Panorama Fotográfico, que no ano passado iniciou em Salvador uma série de palestras e workshops com a vinda dos maiores representantes da fotografia de natureza no Brasil. A série teve início em novembro com a presença de Luiz Cláudio Marigo, que é um dos fotógrafos que participa do documentário dirigido por Débora 70. O documentário tem também a participação dos fotógrafos José Caldas, Lena Trindade e Ricardo Azoury, além da participação especial de Zeca Araújo e Dom João de Orleãns e Bragança.

O documentário em média metragem “Foto em Cena/Natureza” é o primeiro de uma série que abordará temas diversos relacionados com a fotografia. A Produção gravada em vídeo compreende um documentário com duração de trinta minutos sobre a obra de seis importantes fotógrafos brasileiros com entrevistas que abordam a relação do fotógrafo com o meio ambiente na realidade brasileira, sempre do ponto de vista do artista e mostrando a diversidade do nosso país.

O acesso ainda maior ao público brasileiro se dará posteriormente através da rede de Tv por assinatura Canal Brasil, primeiro e único inteiramente dedicado à cultura brasileira que vem cada vez mais incentivando a produção audiovisual e a formação de platéias. “Foto em Cena/Natureza” também será exibido em festivais de cinema e de fotografia por todo o Brasil além de ser veiculado em TVs públicas.

Com características que enfatizam a fotografia de natureza José Caldas, Lena Trindade, Zeka Araújo, Dom João de Orleans e Bragança, Ricardo Azoury, Luiz Cláudio Marigo, são os fotógrafos que compõem o trabalho com seus depoimentos e imagens.

Mesmo antes do Foto em Cena Natureza, que teve lançamento de estréia em dezembro no Rio de Janeiro, Débora Viana Setenta já conduzia projetos que levam ao público o trabalho de outros fotógrafos de diferentes estados brasileiros. Uma das edições pode ser conferida no histórico do Foto em Cena.

E, para antecipar um pouco do sentimento de cada um dos fotógrafos destacados no vídeo, nada melhor do que uma síntese em suas próprias palavras:

“Na verdade a gente vai viajar com o tempo urbano na cabeça, mas acontecem os imprevistos e as coisas que quebram a nossa correria e isso é bom, porque natureza é que manda quando estamos nos ambientes naturais!” (José Caldas);

“Todo ambiente natural que não tem a impressão digital do ser humano é alguma coisa completamente estranha, que te coloca no seu lugar no cosmos.” (Luiz Cláudio Marigo);

“A câmera é um passaporte maravilhoso para você entrar aonde você quer. De conhecer lugares e também trazer esses lugares para as pessoas conhecerem.” (Lena Trindade);

“Esse toque, esse deslumbre visual que esse mundo sub-aquático trás nas pessoas eu acho que estou influenciando num comportamento mais respeitoso, mais prazeroso com esse marzão que a gente tem.” (Ricardo Azoury).

O lançamento no auditório da FACOM terá início rigorosamente no horário previsto, às 19 horas do dia 9 de março e, para melhor organização e recepção dos participantes, o acesso será facultado prioritariamente aos que estiverem previamente cadastrado e relacionados na lista de presença. Os interessados devem enviar email para labfoto@ufba.br, com o assunto “Inscrição no Foto em Cena Natueza“.

 

Foto em Cena Natureza / Lançamento do documentário e palestra com Débora 70
Promoção: Labfoto, Panorama Fotográrico, Foto In Cena
Período: 09 de Março de 2012
Horário: 19 às 21
Local de realização: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA – Rua Barão de Geremoabo, S/N, Campus, Ondina
Entrada franca (condicionada a solicitação por email para cadastramento) - envie email para labfoto@ufba.br, com o assunto “Inscrição no Foto em Cena Natureza“.

Deixe um comentário

Comentários