>
Fotografia Documental

Foto: João Alvarez | instrutor do curso

O curso pretende mostrar diversas possibilidades de projetos documentais, desenvolvendo no aluno um olhar crítico e um método de trabalho. Os participantes realizarão um projeto prático por meio da concepção, desenvolvimento e finalização de um trabalho documental.

Organizado em aulas expositivas com apresentação de material visual e atividade de campo desenvolvida pelo aluno, o curso abordará temas como a elaboração de projeto (estrutura, originalidade, objetivos, viabilidade, autorizações), a prática fotográfica documental (metodologia de abordagem do assunto), a edição (critérios de seleção das fotos) e a apresentação do material (formatos e modelos).

Cada aluno deverá ter noções básicas de fotografia e possuir câmera fotográfica digital. Com duração total de 16 horas em sala de aula, o curso é direcionado a interessados na arte da fotografia, com conhecimento básico das técnicas fotográficas.

João Alvarez, instrutor do curso, é jornalista formado pela Ufba, com pós-graduação em fotojornalismo pela Universidad Autónoma de Barcelona e especialização em reportagem fotográfica pela Escuela Grisart de Fotografía, também na Espanha. Em 2004 foi finalista do Joop Swart Masterclass, programa de estudo para jovens talentos oferecido pela World Press Photo Foundation. Em 2005, seu trabalho documental sobre as romarias da cidade de Bom Jesus da Lapa foi premiado com o segundo lugar no concurso Sonimagfoto, na Espanha. Com mais de 10 anos de experiência, João já passou pelas redações dos jornais Gazeta Mercantil, Correio da Bahia e A Tarde. Também teve suas fotografias publicadas em jornais e revistas como Folha de São Paulo e National Geographic. Atualmente é editor de fotografia da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Se quiser conhecer mais, acesse: www.joaoalvarez.blogspot.com

Deixe um comentário

Comentários