>
Fotografia Flutuante – Teoria da Imagem

 

Foto: Francilins

Foto: Francilins

Este curso propõe uma viagem pelas teorias da fotografia, revisitando sua natureza, percorrendo sua história e mapeando suas potencialidades, numa leitura orientada das características fundamentais do suporte fotográfico, como a figuração e o naturalismo, assim como a subversão destes princípios. Serão focadas as análises das primeiras técnicas de ilusionismo, passando por movimentos artísticos que atravessam e se apropriam da fotografia, como o surrealismo e a arte contemporânea.

A crise da representação fotográfica na atualidade é uma das linhas de força desta proposta e para debater esta questão serão acionadas obras clássicas das artes visuais, passando pela pintura, cinema e fotografia. Isto, à luz de teorias provenientes da filosofia, literatura, comunicação, semiologia e, principalmente, da crítica pós-moderna na antropologia.

Enfim, as reflexões terão por âncora autores contemporâneos que se valem da fotografia para se expressar e que propõem obras que tencionam e expandem os limites deste suporte, como Oscar Muñoz, Joan Fontcuberta, Claudia Andujar, Arthur Omar e Rosangela Rennó.

Sobre o professor

FRANCILINS CASTILHO LEAL (FRANCILINS)

Autor multidisciplinar, antropólogo formado em Ciências Sociais pela UFMG e mestrando em Artes Visuais pela UFBA. Tem ampla experiência como fotógrafo e editor, flerta com o cinema e produz obras híbridas no contexto da Arte Contemporânea. Trabalha como educador e curador de exposições de arte.

Entre as exposições realizadas, destacam-se: Umbral de las pasiones – Uruguay; Iberoamericanos – Centro Cultural da Espanha, Paraguai; El Trapiche, Granada, Espanha; Abre Alas, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, RJ; Vestígios de Brasilidade, Santander Cultural, Recife, PE; Metropolis, Noordelicht PhotoFestival, Groningem, Holanda. Atuou como curador de artes visuais do FAN (2012) – Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, da mostra Coxanino – Artes e Sertão (Prêmio REDE – FUNARTE 2008), da obra SARCÓFAGO – site specific (Prêmio Conexões Artes Visuais da FUNARTE – 2012), Arqueologia do Encontro, da fotógrafa Claudia Andujar e também participou da comissão de premiação dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia (2012) – FUNCEB.

Premiado e selecionado em diversos salões de Arte e Fotografia, entre eles: Prêmio Wessel de Arte (2008); Iberoamericanos (2012); Prêmio Diário Contemporâneo (2011); Porto Seguro de Fotografia (2005), MEMEFEST – Eslovênia (2004), Leica-Brasil (2011/2003), Picture of Year – EUA (2003), Arte no Ônibus (2003), Itaú-BBA (2002, 2003, 2004).

Em 2009 e 2010 foi editor de fotografia da revista Sagarana e tem fotografias impressas em páginas de livros, jornais e revistas, como: National Geographic, Bravo!, Horizonte Geográfico, Sagarana, Estado de São Paulo, Fotografe Melhor, entre outros.

Portfólio: www.francilins.com

 

Deixe um comentário

Comentários