>
Labfoto estreia coluna sobre temas fotográficos

Labfoto apresenta a coluna Lambfoto

O Labfoto lança nesta semana a coluna Lambfoto. Um canal  criado para promover o diálogo em torno do universo da imagem fotográfica e suas inventividades. Com publicações quinzenais, trará textos que tratam de variados aspectos contemporâneos do fazer fotográfico, sempre articulando a produção de imagens com seus aspectos políticos, poéticos e educativos.

Nessas linhas luminosas, nos interessa trazer histórias que fujam ao leque dos discursos conservadores, trazendo a tona olhares periféricos, os desafios da produção em tempos líquidos e a experiência de práticas inventivas e transformadoras que são capazes criar novos protagonismos fotográficos e ir de encontro com os discursos estereotipados.

Interessa-nos olhar primeiramente para nós mesmos: baianos, nordestinos; para nossos vizinhos do norte e centro-oeste, bem como para a pulsante produção d´África e Latino-América e desvendar novas referências que dialogam mais com aquilo que nós somos.

Muitas são as discussões que permeiam o campo da fotografia. Desde os regimes de crença que a colocaram no terreno movediço entre documento e arte até as  infinitas técnicas, suportes e meios para sua  difusão. A fotografia continua se reinventando e criando novas ligações com as novas gerações. As redes, o celular, o barateamento de seus processos parecem  ter democratizado a fotografia, mas o que aprendemos com estas novas imagens que surgem? Essa acessibilidade tem  trazido a tona olhares destoantes?

A ideia desta coluna é  articular um lugar de encontro para  produtores e amantes da fotografia, promovendo conexões com outros espaços de ensino, produção e  difusão da fotografia. Expandindo a compreensão desta ferramenta/linguagem que faz parte do cotidiano de quase todos os seres vivos dotados de telencéfalo e polegar opositor.

Chegue a frente, passe um café, clique aqui e bora prosear!

Para acessar a coluna clique em Lambfoto .

Deixe um comentário

Comentários