Era uma vez uma boneca Barbie loira, alta, magra com olhos azuis, que está sempre jovem (nasceu em 1959, mas seu rostinho diz o contrário) e que está sempre na moda. Ela é tudo o que algumas pessoas gostariam de ser, mesmo depois dos seus 51 anos de idade. O sorriso está sempre estampado em seu rosto plástico, mesmo que timidamente. Ela é feliz. Ou era.

Uma das líderes da conhecida ditadura da beleza, as bonecas Barbie sempre influenciaram as pessoas, principalmente as meninas, que ao invés de usá-las como um brinquedo, as viam – e vêm – como uma amiga, um exemplo a ser seguido, e porque não, a fórmula da felicidade, já que a beleza é vendida como o principal produto para conseguir tal proeza.

É nesse contexto que nós apresentamos a Ditadura Barbie, que nada mais é que a tentativa de uma jovem em ser uma Barbie e entrar no padrão de beleza divulgado por esta. Mas frustrada com os resultados, ela se revolta contra a sua bela amiga, e inverte a situação. Está na hora da Barbie conhecer a verdadeira beleza da loirinha, que passa a ser amiga de uma boneca de vodu. Protejam-se!

daniele_10062010_06

Aline Bispo

aline_10062010_04

Daniele Marques