Antigamente a fabricação de instrumentos musicais era um segredo guardado de pai para filho. Os detalhes em sua fabricação fazem muita diferença para quem toca e quem deseja “tocar” o sentimento das pessoas com a sua música.

Material devidamente escolhido, cortes milimétricos para retirar o acorde (som) perfeito, tudo para buscar novos timbres e possibilidades que tragam sensações diferentes ao ouvinte.

Nesse sentido, cada detalhe faz muita diferença para quem utiliza o instrumento, mesmo que atualmente eles sejam produzidos quase em escala industrial.

Mas ainda existem as diferentes marcas e diferentes tons extraídos de cada uma e que dependem de seu modo de fabricação. Assim, cada instrumento possui a sua “assinatura”, ou seja, um conjunto de características sonoras que mesmo quando utiliza a mesma nota, o diferencia do mesmo ou de outros instrumentos musicais.

O ensaio busca os detalhes de cada instrumento de modo que a fotografia possa extrair um pouco de melodia. Assim como na música é necessário achar um tom adequado a cada momento acompanhando o sentimento que se quer registrar no seu espectador.

Foto: Betina Sigg

Betina Sigg

Foto: Carolina Marques

Carolina Marques

2006.1