>
2ª Mostra de Fotojornalismo Universitário

 

Inscrições abertas para a 2ª Mostra de Fotojornalismo Universitário

 

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da “Mostra de Fotojornalismo Universitário”, que, em 2020, será realizada de forma on-line.

Mantendo o objetivo de dar visibilidade à produção fotojornalística de estudantes de instituições universitárias brasileiras, sejam elas de natureza pública ou privada, esta segunda edição é promovida pela parceria entre o Grupo de Pesquisa em Políticas da Imagem, do Departamento de Jornalismo e Editoração – ECA/USP, e o Labfoto – Laboratório de Fotografia da FACOM/UFBA.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 03/11/2020, somente por docentes da área, aos quais solicitamos o encaminhamento de até três imagens, com temática livre, de autoria de seus discentes e produzidas no âmbito das disciplinas de fotojornalismo ou fotografia.

Os procedimentos de inscrição e o cronograma do evento estão detalhados abaixo.

____________________________________

2a. Mostra de Fotojornalismo Universitário – ECA/USP e FACOM/UFBA

1. Inscrições abertas aos cursos brasileiros de graduação na área de comunicação. As imagens, obrigatoriamente produzidas por discentes, deverão ser encaminhadas por um docente responsável até 03/11/2020.

2. Para fins de seleção, cada docente poderá encaminhar até três imagens, de temática livre, que deverão ser enviadas ao e-mail fotojornalismouniversitario@gmail.com, em formato JPEG e lado maior com até 1000 pixels.

[IMPORTANTE]

a) No e-mail, indicar a sigla da instituição no campo “assunto” (subject).

b) Cada arquivo anexado deve ser intitulado com a sigla da instituição e numerado (ex.: USP 1.jpeg, USP 2.jpeg, USP 3.jpeg).

3. No corpo do e-mail, deverá ser indicada uma legenda para cada foto, de até 500 toques cada, contendo:

a) nome do arquivo e, opcionalmente, um título para a imagem;

b) breve texto referenciando a pauta que originou a imagem;

c) indicação do autor (nome completo do discente, instituição e e-mail);

d) nome completo do docente responsável;

e) quando for o caso, nome do veículo laboratorial ao qual a imagem foi destinada.

4. A seleção final das imagens ficará a cargo da comissão curatorial composta por Ana Taís Martins Portanova Barros (UFRGS), José Afonso da Silva Jr. (UFPE) e Rodrigo Rossoni (UFBA), e será informada até o dia 25/11/2020. Como não se trata de mostra competitiva, fica assegurada a seleção de ao menos uma imagem para cada instituição inscrita.

5. A mostra terá início em  01/12/2020 e permanecerá em cartaz até o dia 31/01/2021, no website do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP.

6. A ECA/USP, como instituição criadora e promotora do evento, providenciará, após o término da exposição, certificados de participação dos docentes (como curadores) e discentes (como expositores).

7. A inscrição no evento já define, por parte dos autores, a concordância em relação ao uso das imagens selecionadas para a divulgação da exposição, que poderá ser realizada por meios eletrônicos ou impressos.

8. Maiores dúvidas podem ser direcionadas ao e-mail fotojornalismouniversitario@gmail.com

Cronograma

03/11 – Prazo para envio de até três imagens por docente

25/11- Divulgação do resultado final da seleção

01/12/2020 a 31/01/2021 – Período da exposição on-line

 

ECA/USP
São Paulo, 01 de outubro de 2020